Milei toma posse e critica situação do país em discurso: “não há dinheiro”


O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, tomou posse neste domingo (10) na Argentina, em evento que contou com a presença de diverso chefes de estado. Em discurso na escadaria do Congresso, Milei afirmou que “hoje começa uma nova era na Argentina. Hoje, terminados uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho de reconstrução do nosso país”.


Disse ainda que nenhum governo recebeu o país numa situação pior que aquela que ele está recebendo e que a solução implicará em um ajuste fiscal que recairá sobre o Estado e não sobre o setor privado — como aconteceu no passado.


Economista e liberal, Milei alertou que não tem alternativa a não ser um choque fiscal agudo e doloroso para resolver a pior crise econômica do país em décadas, com a inflação caminhando para 200%. “Não há alternativa a um ajuste de choque”, disse ele nos degraus do Congresso depois de assumir o bastão e a faixa presidencial, com multidões de apoiadores aplaudindo, apesar de Milei ter dito que a economia iria piorar no curto prazo. “Não há dinheiro.”

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem