O ex-presidenteDonald Trump poderá disputar as eleições de 2024, decidiu a Suprema Corte dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 4. O tribunal derrubou uma decisão da Justiça do Colorado, que o considerou inelegível naquele estado.
Trump havia sido barrado das cédulas em dois estados, Colorado e Maine, sob acusação de ter se envolvido em uma insurreição contra o governo em 2020, quando ele tentou reverter o resultado das eleições presidenciais, com ações como estimular manifestantes a lutar e pressionar funcionários para rever contagens. Seus apoiadores invadiram o Congresso, em 6 de janeiro de 2021, para tentar impedir a confirmação da derrota do republicano, o que gerou um confronto que deixou 5 mortes.
Os juízes entenderam queaplicar a seção 3 cabe ao Congresso, e não aos Estados. Assim, reverteram a decisão do Colorado. O julgamento foi unâmine. Na explicação sobre a decisão, os juízes apontaram que dar poder aos Estados para barrar candidatos violaria os princípios da federação, como o de que o presidente representa todos os eleitores da nação.
Postar um comentário